quando eu era adolescente, na segunda metade dos anos 90, eu só escutava funk e racionais mc's. não gostava de pagode, rock, axé, samba, forró/brega e etc...
hoje, escolhendo discos para postar, escolhi esses 4 discos para fazer um lote. e coloquei os discos para escutar. não lembro especificamente dessas bandas, mas lembro desse tipo de som (que hoje sei identificar): não é um forró tradicional, tem elementos eletrônicos, uma música romântica (em excesso) e adicionados outros elementos da música popular brasileira. na adolescência isso me incomodava demais!!
passado mais de 30 anos, e hoje buscando conhecer o brasil a partir da sua música e entendendo mais os anos 90, e cada dia mais descobrindo discos, o respeito por essas bandas nos anos 90 só cresce. são bandas independentes na sua maioria e que lançavam discos em vinil, perto de quando o brasileiro iria fazer a transição do disco para o cd. por isso que eu sempre acho discos dos anos 90. independente do gênero, estética, músicas e letras, eu sempre pego. os quatro discos apresentam, de forma geral, a mesma estética de bandas desse gênero nos anos 90. um forró mudando alguns elementos a depender da sua região e cultura. mas não é mais aquele forró tradicional apenas (sanfona, zabumba e triângulo); aqui já temos o que se chamou de "forró eletrônico", onde se tem os elementos da música tradicional nordestina, mas agora com batidas eletrônicas e sintetizadores.
o primeiro é "cão chupando manga" (1993) do forró cavalo de pau, lançado pelo selo somzoom studio, fortaleza - ceará.
o segundo, "a emoção do forró" do forró maior (1993), pelo selo cid. álbum de estreia da banda de fortaleza (ceará).
terceiro, de 1993 e de fortaleza, o forró rabo de saia com "coisa fofa, linda e gostosa" (selo somzoom studio) também o álbum de estreia da banda.
quarto - banda umbuzada (forró eletrônico) traz em 1994 seu "forró que não acaba mais" (selo amc), um tributo a luiz gonzaga e jackson do pandeiro em uma releitura com elementos novos usados nos anos 90 para dar uma nova sonoridade às canções tradicionais dos mestres. não encontrei mais informações sobre a banda.
esses quatro discos, nesse primeiro momento, dão uma noção do que foi o "forró eletrônico" quando o gênero começava a incorporar novas sonoridades que foi muito difundido nos anos 90.